Sabemos que toda notícia deve ser imparcial e quanto mais instantânea, melhor, não é mesmo? Isso é invariável ao longo dos tempos. Mas algo que mudou foi como essa notícia chega até o leitor.

Anteriormente era por meio do impresso: papeis, jornais, telegramas e até mesmo, cartas… hoje a realidade é outra. Temos notícias à palma da mão, em redes sociais e portais online.

Da mesma forma que o canal mudou, a concorrência aumentou. Muitos portais, até mesmo informais, como blogs, foram surgindo e deixando o mercado mais competitivo. E agora? Como mostrar a notícia para mais leitores? Para ajudar nesse quesito, hoje, no dia da Imprensa, vamos falar sobre dicas de SEO para portais de notícias.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, pode ser definido como uma forma de aumentar o tráfego do seu site por meio de uma série de técnicas e estratégias que permitem melhorar seus resultados naturais de pesquisa nos mecanismos de pesquisa, como Google e Bing.

Como assim?

São técnicas que auxiliam o seu site a ranquearem melhores posições em buscadores, como o Google, ao serem pesquisados por possíveis clientes.

Os webmasters ou desenvolvedores devem usar os princípios de SEO em seu design para melhorar os aspectos de otimização interna que ajudam no posicionamento da página.

Essa estratégia é essencial para que sua empresa ganhe visibilidade no mundo digital, para que haja mais clientes potenciais para o seu negócio, clientes e receita.

O tráfego de SEO é um dos mais qualificados tipos de tráfego

Quando se visita uma rede social, há uma enorme “poluição” de imagens, artigos e banners insignificantes. Por outro lado, quando você pesquisa no Google, está procurando conteúdo que seja relevante para você, e as primeiras posições no Google irão gerar mais cliques qualificados. Este tráfego pode definitivamente ser considerado como o melhor tráfego livre, porque se for consistente, o tráfego só tende a crescer.

Dicas de como usar o SEO para seu portal de notícias

Caso ainda estejam céticos de como o SEO pode ajudar o seu portal de notícias, dê uma lida em nosso case no Achou Gastronomia e veja os resultados que você pode alcançar.

Tenha um site que o Google possa ler

Se você não tem um site que o Google possa ler, rastrear e indexar, ele não poderá ranquear seus textos, suas palavras-chave e principalmente, seu portal.

Para isso, trabalhe o SEO técnico, como:

Atente-se à velocidade de carregamento do site

O tempo de carregamento de um site é um importante e forte fator para o posicionamento das primeiras páginas do Google. O próprio estima que um tempo bom de carregamento seja de 2 segundos.

Trabalhe a estrutura descritiva das URLs

Use URLs bem descritas e evite aquelas que em vez do título, possuem letras e números aleatórios. Isso impede que o Google associe logo de cara, a URL ao conteúdo principal da página.

Use bem a hierarquia das headlines (títulos)

Da mesma forma das URLs, o Google lerá seu texto e sua página por meio da hierarquia dos títulos, partindo sempre do principal como H1 (maior e mais destacado) e indo em ordem até o texto simples de parágrafo (menor e menos destacado).

Deixe o site responsivo para mobile

Segundo o próprio Google, a maior parte dos acessos é por meio de smartphones, então é preciso deixar o site responsivo para que o leitor possa acessá-lo e ler naturalmente pelo seu celular.

Trabalhe as descrições

Trabalhe bem as descrições de títulos, nomes de arquivos de imagens e outras seções do seu site, como o snippet. Isso ajudará o Google a ler melhor o seu site.

Trabalhe bem o seu conteúdo

O Google é um tráfego de intenção, o usuário dele sempre vem com uma dúvida e busca achar nele, a resposta. Se você fornecer a melhor resposta, ou seja, a melhor experiência, aparecerá mais à frente dos concorrentes. Ou seja, fazer o conteúdo pensando na dúvida do cliente é a melhor alternativa.

Elenque as dúvidas dos seus clientes

Trabalhe sua persona e identifique as principais dúvidas que os seus possíveis clientes tenham. Essas dúvidas serão, provavelmente, a porta de entrada do tráfego orgânico ao seu site. Desenvolva textos completos e repletos de informação que possam passar a melhor experiência de resposta ao seu leitor.

Pesquise palavras-chave

Elas são essenciais para um bom trabalho de SEO. Vão desde os títulos ao conteúdo em si. São as possíveis perguntas que o seu cliente fará ao Google e facilitará chegar até você.

Por isso é fundamental entender como os usuários buscam sobre os assuntos que você trata e o que eles buscam encontrar com as pesquisas.

As palavras-chave podem ser pesquisadas em ferramentas como Keyword Planner Tool e o Google Trends, do próprio Google, e o SEMrush.

Lembrando que as palavras-chave não podem ser repetidas diversas vezes, pois o Google pode identificar como spam.

As palavras-chave tanto podem, como devem, ser utilizadas nos nomes dos arquivos de imagens e vídeos utilizados no site, também.

Trabalhe os links internos

Dentro dos seus textos, insira links internos ao fazer referências a outros assuntos que você também abordou no seu portal. Quando o cliente clica nesses links para entender mais sobre o assunto o qual você está falando, o Google entende que você está oferecendo a experiência completa e retendo aquele leitor no seu portal. Isso é um bom indicador.

Realize Link Building

Se link interno é quando você referencia outro assunto seu em um post, backlink é quando outro site faz isso por você. O Google entende que você está sendo indicado como um bom conteúdo por esse site e aumenta a confiança em você. Procure pela indicação de outros sites que tenham boa relevância e tenham credibilidade para o Google.

Por meio da ferramenta MozBar, você consegue saber a relevância do site perante o Google.

Esteja por dentro do que é “quente” no momento. Esteja atento a notícias que seus leitores queiram saber e conheçam bem seu comportamento. Dessa forma, você estará à frente do seu concorrente.

Se quiser conversar, para saber como melhorar o alcance do seu portal, fale conosco. Estamos à disposição.

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