Estar na primeira posição do mecanismo de pesquisa é o sonho de muitos empreendedores, não é verdade? E para isso, utilizar as técnicas de SEO é o grande segredo para obter sucesso no ranqueamento. 

O SEO é o conjunto de técnicas que buscam melhorar a visibilidade de um site em mecanismo de busca como o Google, gerando aumento de tráfego orgânico e autoridade. 

Existem várias técnicas de SEO para fazer com que seu site melhore a posição nos mecanismos de busca. São ações que os visitantes nem mesmo percebem, mas que o Google leva bastante em conta na hora de decidir qual site deve aparecer na primeira página das buscas. As ações podem ser feitas dentro do site ou fora do site. É o chamado SEO On-Page e SEO Off-Page. 

Se você possui um site, já deve ter percebido que apenas colocar um projeto no ar não é o suficiente, é preciso ter tráfego. E sem tráfego, é difícil gerar leads e vendas. 

E para que o seu conteúdo obtenha um bom ranqueamento e tráfego em seu site é preciso conhecer as melhores técnicas de SEO e aplicá-las com sucesso. 

Quais são as 6 melhores técnicas de SEO?

O SEO nada mais é que um conjunto de técnicas aplicadas a uma página de internet, com o objetivo de melhor posicioná-la como sugestão de resultados do Google, ou outro buscador. 

Na prática, significa configurar seu site e seu conteúdo para ser exibido nos primeiros resultados de uma pesquisa online. 

O SEO é a parte lógica de que o público quem vai até a empresa, porém é preciso ter um bom conteúdo e muito bem otimizado para que esse público o encontre de forma mais fácil e rápida. 

Isso ocorre, justamente a partir de pesquisas realizadas no Google, sempre considerando o uso de termos relacionados à sua marca, produtos e serviços. Em termos são o que chamamos de palavras-chave e elas correspondem à exata busca feita pelos usuários. 

Com as técnicas de SEO, você trabalha esses mesmos termos em suas páginas. Como consequência, o buscador faz uma combinação entre o conteúdo que você oferece e a pesquisa do usuário, classificando, então, a sua página entre as sugestões de resultados para aquela busca específica. 

O que vai determinar a sua posição entre tais sugestões é justamente o seu trabalho de SEO. Pode parecer não ser tão fácil chegar ao topo do Google, mas aplicando as técnicas certas é sim possível obter sucesso. Sendo assim, confira quais são as 6 melhores técnicas de SEO:

1. Palavras-chave

O primeiro passo antes de criar um conteúdo é escolher a palavra-chave que você deseja classificar no Google, ou outro buscador. Para isso, é preciso realizar uma pesquisa de palavras-chave. 

Você pode, até mesmo utilizar ferramentas, como por exemplo, SEMRush para realizar a pesquisa. Com esta ferramenta, é possível pesquisar palavras-chave que deseja segmentar. 

Em seguida, com base nos termos que outros usuários utilizam para pesquisar, a ferramenta fornece uma lista de sugestões para serem utilizadas. 

Um outro método para encontrar o que as pessoas estão procurando é digitar no Google suas principais palavras-chave e verificar as sugestões com base nas pesquisas mais populares. 

Além disso, ainda é possível rolar até a parte inferior da página de resultados do Google e ver mais algumas consultas relacionadas à pesquisa. 

2. Conteúdo de qualidade

Quem já adota estratégias de marketing digital, certamente percebeu que o conteúdo serve como uma moeda de troca nesse ambiente, não é verdade? Logo, independente do seu nicho de mercado, após escolher as palavras-chave principais para trabalhar, você deve criar um conteúdo altamente relevante e útil para os leitores com base nelas. 

Para escrever um artigo de qualidade sobre um tema específico, realize uma pesquisa e verifique outros textos que já estão muito bem ranqueados no Google para essas palavras-chave. 

O importante é que o seu conteúdo seja original, de fácil leitura, atenda à demanda do usuário, responda suas dúvidas e agregue valor para ele. 

3. URL amigável 

A URL das páginas do seu site precisa ser amigável. Ou seja, sua URL deve ser muito bem explicada para seus visitantes pelo conteúdo que eles estão prestes a ver. 

Isso porque os motores de busca favorecem as URLs que facilitam essa compreensão. E mais, nada de símbolos, números ou qualquer construção que não seja amigável. 

4. Título da página

O título da sua página é o primeiro passo, tanto para o motor de busca quanto para o próprio leitor, para determinar a relevância do seu conteúdo.

Dessa forma, é essencial inserir nele alguma palavra-chave importante para o seu negócio. Vale lembrar também, que há uma recomendação para o tamanho do seu título: o ideal é mantê-lo com menos de 60 caracteres. 

Portanto, certifique-se de incluir sua palavra-chave de forma estratégica dentro dessa quantidade. 

5. Meta tag description

Assim como acontece com a quantidade de caracteres do título, existe uma recomendação para a sua meta description: que ela não ultrapasse os 160 caracteres. 

Lembrando que esse é o texto que aparece como descrição no Google, logo abaixo do título também exibido como resultado de uma pesquisa no buscador. 

Para que você aplique uma boa meta description, é preciso que, dentro desses 160 caracteres, você forneça as informações da forma mais clara e útil possível. 

6. Estrutura da página h1, h2, h3, h4..

Adicionar títulos e subtítulos é como adicionar manchetes a um jornal pois ele dá contexto ao seu conteúdo antes de um usuário adentrar nele. E também ajuda a organizar e hierarquizar toda a informação. 

O Google percebeu a tendência dos construtores de sites de tipicamente usam as tags de título mais para fins de estilo e, como resultado, agora considera como vocẽ formata e coloca suas informações nessa hierarquia, organizando seu conteúdo do mais importante para o menos “urgente”.

Geralmente, você pode escolher tags de título do h1 ao h6, sendo indicado utilizar pelos menos até o h3 em suas publicações. Uma prática comum é trabalhar a palavra-chave que você está tentando classificar logo no cabeçalho h1, pois ele se refere ao título da postagem. 

Nas demais tags como h1 e h2, por exemplo, você pode trabalhar variações dessa palavra-chave também para melhorar as chances de classificação. E lembrando ainda que a marcação adequada de informações importantes, como data de publicação, autor e categoria, também ajudará bem o seu site em resultados de pesquisa. 

As técnicas de SEO são essenciais para quem deseja obter um bom posicionamento no mecanismo de pesquisa como o Google. Sendo assim, para conseguir a tão sonhada primeira página e até mesmo o primeiro lugar, acesse agora mesmo o site da bocca e conheça melhor as técnicas de SEO para aplicar em seu conteúdo.

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