O que é CTR e Como Usar na Análise de Campanhas

O que é CTR e Como Usar na Análise de Campanhas

O que é CTR e Como Usar na Análise de Campanhas

CPC

CPC - Significado no Marketing Digital

A princípio, o custo por clique  (CPC) refere-se ao preço real que você paga por cada clique em suas campanhas de marketing. Portanto, um “clique” em um dos seus anúncios de texto ou banners gráficos representa uma visita ou uma interação com a oferta de produtos ou serviços da sua empresa. Ou seja, cada clique em uma campanha representa a atenção de uma pessoa que está procurando por algo que você oferece. Portanto, como anunciante, é importante observar dois fatores:

  • Que tipo de atenção você está buscando;
  • Quanto você está pagando por isso.

Em resumo, CPC (custo por clique) é uma métrica de marketing digital que mede a quantia paga por cada clique em uma campanha de marketing online. Os anúncios pagos são um fator de crescimento significativo para muitas empresas online, tornando essencial monitorar o custo por clique e manter um retorno sobre investimento saudável.

O modelo de pagamento por clique é usado por plataformas online, como Google Ads e Facebook Ads. Compreender o custo dessas campanhas e vinculá-las a uma meta específica, como a venda de produtos, é vital para tornar os gastos de marketing eficientes. Cada clique em uma campanha de anúncios também serve para indicar a atenção prestada por um indivíduo que pesquisa as ofertas específicas da empresa.

Como calcular o custo por clique

Por exemplo, considere uma campanha em que o pagamento é baseado em impressões, não em cliques. As impressões são vendidas por R$ 10,00 o custo para alcançar 1000 pessoas (CPM) com uma taxa de cliques (CTR) de 2%.

1000 impressões x 2% CTR = 20 cliques

R $ 10,00 de CPM / 20 cliques = R $ 0,50 por clique

O leilão das plataformas

Leilão do facebook e google ads

Um processo de leilão é realizado para cada pesquisa em que um anúncio do Google Ads é elegível para exibição ou o público que você busca alcançar com o Facebook Ads. O processo de leilão determina se um anúncio será exibido para uma pesquisa específica e em que ordem será exibido na página, após ser aprovado pelas plataformas. Portanto, o processo funciona da seguinte maneira:

1. O sistema encontra todos os anúncios com palavras-chave correspondentes a uma pesquisa.

2. Os anúncios deste grupo que não são elegíveis para exibição devido a motivos geográficos ou outros são ignorados.

3. A seleção dos anúncios restantes ocorre com base na classificação do anúncio, que é uma combinação do lance, do índice de qualidade do anúncio e dos impactos projetados de extensões e outros formatos de anúncio.

4. Mesmo que seu lance seja menor que o de seus concorrentes, ele ainda poderá ganhar uma posição mais alta devido a palavras-chave e anúncios altamente relevantes.

5. A posição do anúncio variará devido à variação na competição por diferentes palavras-chave em qualquer momento específico.

O que significa índice de qualidade do anúncio e como eles afetam o CPC?

O Google fornece índices de qualidade de palavras-chave, anúncios e páginas de destino, que são uma classificação baseada na qualidade e na relevância. Portanto, a pontuação é um número entre um e 10 e cada uma das suas palavras-chave recebe um. Seu índice de qualidade do Google faz parte do processo interno da empresa para garantir que os anúncios e suas páginas de destino atendam aos padrões que as pessoas têm quando interagem com o Google. Além disso, a pontuação leva em consideração quanto você paga pelos anúncios em CPC, além de outros tipos.

Três fatores estimam seu índice de qualidade:

  • A taxa de cliques esperada
  • A relevância do anúncio
  • A experiência geral da página de destino

Se você decidir se engajar com a publicidade por meio do Google Ads, seu índice de qualidade leva em consideração o quanto você paga pelos anúncios em CPC, além de outros tipos. O Índice de qualidade do Google, juntamente com o preço máximo que você pagará por uma palavra-chave, compõem a classificação do anúncio. Isso determina onde os anúncios serão exibidos em uma página da Web em relação a outros e se eles são exibidos.

Por exemplo, se você tiver um orçamento excessivamente modesto para sua campanha de CPC e um índice de qualidade baixo, o Google poderá não optar por exibir seus anúncios porque sua classificação foi menor do que os outros concorrentes alcançados.

Como diminuir seu CPC

Se você deseja ver os melhores resultados com sua campanha, mantenha seu CPC baixo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode baixá-lo.

Crie anúncios que retenha a atenção do seu público

Pode parecer óbvio, mas a criação de anúncios relevantes é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar seu CPC. A relevância do anúncio influencia seu índice de qualidade e a aumentará o envolvimento com seu público.

Quando você tem um alto Índice de qualidade, obtém um posicionamento mais alto do anúncio e alcança leads mais valiosos. Também permite que você defina um CPC mais baixo porque seu anúncio é extremamente relevante. É assim que você pode diminuir seu CPC com publicidade PPC.

Quanto aos anúncios de mídia social como o Facebook Ads por exemplo, a relevância do anúncio é um fator de influência direta do seu CPC. Portanto, as mídia social desejam entregar os anúncios mais relevantes para o público certo. Quanto mais relevante o seu anúncio for para o seu público, menor será o custo.

Refinar seu público

Seu público é um grande fator que influencia seu CPC para anúncios de mídia social. Afinal, você está tentando segmentar pessoas interessadas em seus produtos ou serviços e fazê-las clicar no seu anúncio. Se você deseja diminuir seu CPC, refine seu público-alvo. 

Pense em coisas como idade, sexo, ocupação, estado civil, hábitos de compra e hobbies. Tudo isso afeta a decisão de compra do seu público. Mulheres solteiras entre 25 e 35 anos que gostam de vôlei terão desejos diferentes dos homens casados ​​entre 50 e 65 anos e que jogam baralho. Em resumo, ao refinar seu público-alvo, você segmentou leads com conteúdo mais relevante. Isso ajudará a aumentar o envolvimento com seus anúncios, o que reduzirá o CPC.

Criar conteúdo de anúncio relevante ajudará você a manter seu CPC baixo. Também ajudará você a obter melhores resultados para sua campanha, pois alcançará seu público-alvo com conteúdo que lhes interessa.

Chamada para ação (CTA)

Sua chamada para ação (CTA) é uma das partes mais importantes do seu anúncio. Diz ao seu público como proceder a seguir. Portanto, O CTA é importante para orientar seu público-alvo na direção certa. Em resumo, muitos leads gostam do que veem no seu anúncio e desejam dar o próximo passo. Sem um CTA, seu público não saberá como dar o próximo passo.

É importante que você faça seu CTA detalhado. Não basta dizer “clique aqui” e espere que seu público esteja animado com isso. “Clique aqui” não diz nada sobre o que acontecerá se eles clicarem no botão, nem os leva a querer clicar. Portanto, um CTA como “Faça o download do seu livro digital gratuitamente” informa ao seu público exatamente o que acontece se ele clicar no botão. Como resultado, alguém que deseja receber algo gratuito da sua empresa é atraído a clicar nesse botão e obter seu e-Book.

Por fim, ao escolher o CTA certo, você incentivará o envolvimento com seu anúncio. Você levará mais pessoas da sua audiência para sua página de destino. Além de ajudar a gerar mais leads e conversões, também reduzirá seu CPC por causa do alto nível de engajamento.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *