O que é CTR?

O que é CTR?

O que é CTR?

CTR

A princípio, o CTR significa em sua tradução a taxa de cliques que seu site pode ter, em relação ao número de vezes que ele foi visto por alguém nas páginas dos mecanismo de pesquisa. Portanto, esse é um tema muito importante no marketing de mecanismos de busca, seja para anúncios pagos ou para utilizar estratégias de SEO. 

3 benefícios de um CTR Alto

Com os anúncios pagos do Google ou com o SEO, o sucesso da sua campanha pode ser melhorado de três maneiras:

  • Fazendo com que mais pessoas vejam seu anúncio; 
  • Fazer com que mais pessoas cliquem em seu anúncio; ou 
  • Conseguir que mais pessoas convertam na sua página, ou seja que mais pessoas se tornem um potencial cliente em sua página de destino.

CTR para SEO

Com o Google Ads, o CTR é um dos principais componentes do seu índice de qualidade. Em SEO, seu CTR determinará se você mantém sua classificação na primeira página dos mecanismo ou se você perdeu posição para uma página com um índice de qualidade superior a sua.

Basicamente, você deve imaginar que isso se baseia em uma votação, como uma democracia, o que muda nesse jogo é que as pessoas votam clicando. Portanto, sua CTR realmente determinará seu sucesso.

CTR para anúncios

Quando um usuário procura algo nos mecanismos de pesquisa, ele tem uma pergunta e está procurando uma resposta. Portanto, lá eles estão expressando uma necessidade ou desejo. E é isso que torna a pesquisa tão boa, no marketing digital isso é chamado de público de intenção, pois ali eles estão com a intenção de encontrar o que procuram. Eles já decidiram que precisam de algo e agora estão tentando encontrá-lo.

Portanto, criar um anúncio de pesquisa pago relevante, com a palavra-chave correta, uma texto que comunica com seu público e com sua persona, uma página com uma resposta rápida entre outras técnicas, isso deixará seu anúncio com CTR mais alto e um custo por clique mais baixo.

Por que o CTR é importante?

A taxa de cliques é importante para sua conta, pois afeta diretamente seu Índice de qualidade perante o Google por exemplo. Isso pode resultar em custo por clique mais baixo. Isso porque o Google Ads e outras plataformas de marketing de pesquisa oferecem descontos nos preços para anúncios que oferecem alta relevância. 

Além disso, se você estiver anunciando para palavras-chaves relevantes, atingir uma alta taxa de cliques significa que você está direcionando o maior número possível de pessoas para sua oferta. Portanto, o CTR é relativa a:

  • Seu nicho de mercado.
  • O conjunto de palavras-chave nas quais você está oferecendo lances.

Não é incomum ver a CTR elevados nas palavras-chave com o nome da sua marca por exemplo, as chamadas palavras-chave institucional, quando alguém está pesquisando sua marca ou o nome do seu produto e ela ver o seu site, logo sua ação será de clicar. Portanto, também não é incomum ver CTRs inferiores a 1% em palavras-chave amplas, sem marca e com muitos leilões para a mesma palavra-chave.

Como ele afeta o seu índice de qualidade

O índice de qualidade é uma medida da relevância de um anunciante no que se refere a palavras-chave, copy do anúncio (Texto no qual seu anúncio é apresentado) e páginas de destino, geralmente páginas com respostas mais rápidas na hora de abrir apresentam um bom índice de qualidade. Não é atoa que ninguém gosta de esperar mais que 5 segundos esperando ser redirecionado para uma página de destino.

Em resumo, quanto mais relevantes forem seus anúncios e páginas de destino para o usuário, maior será a probabilidade de você ver Índices de qualidade mais altos. Em conclusão, um bom CTR ajudará você a obter índices de qualidade mais altos.

Como calcular na prática

A definição mais simples usando como base os anúncios pagos é que a taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que clicam no seu anúncio depois de vê-lo. Trazendo para cálculos matemáticos o CTR é por exemplo cliques dividido por impressão. Para determinar a CTR, divida o total de impressões pelo total de cliques. 

Por exemplo, se um anúncio da sua lanchonete obtiver 10 cliques e 2.000 impressões, a CTR será de 0,5%, por exemplo:

2000 / 10 = 0,5%

Mas não se preocupe com isso, os mecanismo de pesquisa como o Google disponibiliza esse cálculo em sua plataforma para que possa ser analisados mais rapidamente, sem precisar fazer os cálculos manualmente.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *