No processo de otimização de conteúdos, o Google Trends funciona como um parceiro de todo negócio. É claro que, para isso, é preciso já conhecer um pouco do que se trata o processo de melhoramento dos conteúdos online. Se você é empreendedor ou pensa em investir em negócio, é importante conhecer alguns termos. Saiba que palavras como otimização, SEO, SEM e Google Trends possuem direta relação entre si e podem fazer muito pelo seu negócio.

Essas são palavras-chave que vagueiam pelo mundo do marketing digital. Seu papel é trabalhar em cima de conteúdos digitais que pretendem alimentar o processo de conversão. Como explica o processo do funil de vendas, todas as etapas de oferta de um bem (seja serviço ou produto) percorrem diversas níveis de convencimento. Então, não é difícil supor que existem regras e técnicas que otimizam textos e anúncios, na tentativa e função de distinguir os diferentes conteúdos e melhor oferecê-los aos usuários.

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Entre essas técnicas e elementos estão atuando o SEM, SEO e links patrocinados, que são um conjunto de elementos que favorecem essa construção de conteúdos segundo os critérios dos sites de busca, como o Google, por exemplo. Agora você vai saber mais sobre o Google Trends, uma ferramenta gratuita que oferece o conhecimento de um elemento que faz toda a diferença. Isso, sobretudo em matéria de construção de conteúdo.

Afinal, o que é o Google Trends?

Imagine que um usuário deseja fazer uma pesquisa no Google ou em outra plataforma de busca. Para ter êxito nesta pesquisa, ele deverá colocar palavras que, segundo seus critérios, resumem o produto ou serviço que ele deseja e necessita. Por outro lado, é o Google que oferece essa resolutividade: ele deve ser inteligente o suficiente para identificar todos os produtos que estão relacionados as palavras-chave que os usuários digitam no campo de pesquisa.

E é aqui que surge e funciona o Google Trends. Seu papel é oferecer conteúdos e termos que mais são pesquisados pelos usuários. E como ele faz isso? Captando as informações que os próprios usuários disponibilizam ao fazer suas pesquisas. A plataforma possui uma base de dados que gerencia todas essas informações e as utiliza em função de si mesma e da experiência dos usuários. A justificativa disso é o fato de as pesquisas gerarem resultados na própria plataforma, que ganha dinheiro pelos anúncios e pelos usuários, que encontram o que procuram e alimentam a cadeia de compra e venda.

Outra característica e função do Google Trends é a possibilidade de o usuário comparar diferentes palavras utilizadas em pesquisa e acompanhar os assuntos que estão relacionadas à palavra em determinado período de tempo. O que a plataforma oferece é o fornecimento de dados (referentes a palavras-chave) desde o ano de 2004. As informações que estão contidas neste banco de dados são quase todas que estão relacionadas as palavras-chave. A exceção é para aqueles termos que foram pesquisadas menos vezes.

Mas qual a finalidade do Google Trends?

Então, sabendo que tantas informações estão disponíveis, de forma gratuita, você deve se perguntar: e o que fazer com esses dados? Bom, aqui é preciso levar em conta a produção de conteúdo, como em blogs, sites e anúncios, por exemplo.

Ter a informação de quais as palavras-chave mais utilizadas é uma ferramenta eficaz tanto para os produtores de conteúdo como para quem trabalha com otimização de páginas. Com base nessas informações, que são disponibilizadas pelo Google Trends, esse processo de otimização se dá de forma mais assertiva, já que trabalha com dados experimentais. O resultados das buscas dos usuários, especificamente as palavras que eles utilizaram para fazer suas pesquisas, passam a ser tidos como dados que alimentam os sites. Eles passam a compor o grupo de termos inseridos também em novos anúncios e conteúdos, dessa vez, otimizados.

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Outro fator que contribui com esse processo, por parte dos usuários que otimizam plataformas digitais, é poder inserir outros elementos, além das palavras-chave. São elementos que ajudam a construir o contexto em que cada usuário pertence, a partir da pesquisa que foi feita. Quais outros temas estão relacionados ao usuário, quanto tempo, em média, ele passa em uma página da web, quais suas preferências, qual sua localização etc.

Com essas informações já é possível perceber como o Google Trends funciona como um parceiro de qualquer pessoa que tem uma página online e se importa em vê-la crescer em ranqueamento, ou visualizações. O recurso disponibilizado pelo Google trabalha com essa finalidade, de contribuir com o processo de construção de conteúdo, e não qualquer conteúdo. Sua intenção é oferecer páginas cada vez mais otimizadas, boas, completas e fáceis de serem lidas, na tentativa de ser um espaço útil ao usuário e atrair novos visitantes online.

Enfim, como utilizar a ferramenta?

Acesso a página

O primeiro passo é acessar o Google Trends e fazer seu login com sua conta do Gmail.

Análise de dados

Feito o login, a próxima página lhe oferecerá uma série de informações a respeito das palavras-chave. Digitando o termo de seu interesse, é possível conhecer os principais conteúdos associados a palavra, as pesquisas em alta e os dados relacionados de anos anteriores.

Especificidade

Outra opção é pesquisar termos a partir de ”termos de pesquisa” ou em outra plataforma, como um canal do YouTube. Na sequencia, você terá contato com um gráfico onde estão contidas informações da performance da palavra no último ano e no lugar onde é feita a pesquisa. Ainda é possível especificar sua pesquisa, acrescentando especificidades do tipo: categoria, período e serviço que está relacionado, por exemplo.

Mais informações

Você encontrará, ainda, o espaço chamado de ”assuntos relacionados”. Este campo lhe oferecerá conteúdos mais variados que possuem alguma relação com a palavra-chave pesquisada. É possível, ainda, notar os temas que estão com potencial de serem enquadrados como pertencentes ao termo pesquisado.

Compare dados

Outra função interessante é a possibilidade de encontrar sinônimos da palavra pesquisada. Essa é uma forma de ter acesso a um campo ainda mais vasto, de conteúdos, sem permanecer em um campo pequeno, de pesquisa. Essa ferramenta pode ser utilizada clicando na opção ”comparar”, disponível na parte superior da tela.

Uma ferramenta parceira

Note que essa ferramenta surge com a finalidade de auxiliar os diferentes espaços online. É uma forma de torná-los eficientes e adequados aos usuários, segundo os critérios e exigências da plataforma de busca. Essa grande base de dados constrói uma enciclopédia sólida de termos, para a produção de conteúdo e para o processo de consumo deste. Eis um combustível para alimentar o funil de vendas, que é fortalecido, melhorado e acelerado por meio dos inúmeros elementos que o Google oferece aos seus usuários.

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