Conquistar a primeira página de destaque na Internet e aparecer nas primeiras colocações dos resultados de busca é a grande meta de, praticamente, todo negócio digital que visa um crescimento a longo prazo e totalmente eficaz. 

O Google, uma das principais empresas de serviços online, tem o portal de buscas mais popular em todo o mundo. Isso faz com que os sites que operacionalizam negócios através da mídia virtual queiram estar bem ranqueados, para que possam ser encontrados pelos interessados em seus produtos e serviços. 

Qualquer empresa pode ser anunciante no Google, mas o que a maioria deseja é aparecer de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em anúncio, para ser mostrado nas primeiras páginas do portal. 

A busca orgânica, ou resultado orgânico, está presente em todos os mecanismos de busca. O termo refere-se a resultados naturais, que não foram patrocinados para estarem na página de resultados do Google. 

E quando o assunto é busca orgânica, é possível alcançar a posição desejada sem investir em anúncios ou links patrocinados. Ou seja, utilizando apenas o esforço de construir conteúdos e otimizar páginas para os mecanismos de busca. 

Esses resultados são gerados a partir de fatores de SEO, como qualidade de conteúdo, autoridade do domínio e backlinks. É, também, um dos pilares para empresas que desejam construir uma estratégia de inbound marketing relevante e duradoura. 

Sendo assim, que tal conhecer mais a fundo sobre a importância do bom ranqueamento orgânico, utilizando as estratégias de SEO? Confira a seguir no artigo de hoje. 

Estratégia de SEO

O SEO, nada mais é que a sigla para “Search Engine Optimization”, que quando traduzida para o português, significa “Otimização para motores de busca”. 

O Google é o principal motor de busca, tendo centenas de fatores para o ranqueamento de um site. Esses fatores determinarão a importância que uma determinada página possui e, consequentemente, a sua posição nos resultados de pesquisa. 

Por isso, o objetivo do SEO é fazer com que, cada vez mais, sejam criados conteúdos relevantes para o público e que sejam “recompensados” pelos motores de busca figurando nas primeiras posições nos resultados. 

Servindo assim, de suma importância para as empresas, resultando no bom ranqueamento do seu site e demais conteúdos. 

Qual a importância do SEO para um bom ranqueamento?

O SEO, é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar sites, blogs, páginas na web com objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos mecanismos de buscas, como o Google. 

Em suma, o SEO é uma peça chave para tornar seu site mais visível, o que significa mais tráfego e mais oportunidades de converter clientes em potenciais clientes. 

A transformação digital mudou bastante a forma como as pessoas consomem nos dias de hoje. Atualmente, os consumidores vivem em um mundo totalmente conectado, e quase todos os nossos processos de compra passam por um buscador. Para se ter uma ideia, segundo a Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), 93% dos processos de compra online se iniciam em um mecanismo de pesquisa, como o Google. 

Um outro estudo realizado pela Accenture, mostra que cerca de 94% dos compradores B2B realizam pesquisas online antes de fechar um negócio. Cada um desses dados mostram como é fundamental estar presentes nos mecanismos de busca. 

E mais que isso, para destacar-se diante um mercado tão competitivo, e ter sucesso nos dias de hoje, é preciso que as empresas estejam muito bem ranqueadas. Uma pesquisa realizada, aponta que a primeira posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o tráfego. Com a segunda, terceira e quarta colocações recebendo 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, enquanto os outros resultados ficam com menos de 2% do tráfego, o que evidencia a importância de estar bem ranqueado no Google. 

Sendo assim, as estratégias de SEO visam justamente melhorar o seu posicionamento de forma que você receba mais tráfego em seu site. Portanto, as marcas que não tomam a iniciativa de alavancar e entender a importância do SEO serão esquecidas. Afinal, “quem não é visto não é lembrado” logo, cabe como uma luva nos processos de compras modernas. 

Qual a grande importância do bom ranqueamento orgânico em seu negócio?

A busca orgânica responde por cerca de 26,2% do tráfego de sites de e-commerce no Brasil, segundo relatório da Conversion, e é o principal canal acionável, uma vez que o tráfego direto depende do resultado de criação de demanda. 

Marketing de Conteúdo, que são causadores do aumento dos resultados orgânicos e, consequentemente, do tráfego de um site. 

Para 2022, profissionais de marketing planejaram alocar mais recursos para SEO, conforme constatou a pesquisa realizada. O tráfego orgânico é o ponto de partida do trabalho de todo o profissional de SEO, e é por causa dele que as empresas desenvolvem bastante e de forma simples e rápida, pois são otimizadas e mensuradas em uma estratégia de palavras-chave e conteúdo: almejando alcançar os melhores resultados orgânicos para o negócio.

A pesquisa ainda ressaltou o valor da busca orgânica, que revelou que 77% dos brasileiros confiam mais nesta busca aos links patrocinados. É de suma importância pontuar também que os resultados, quando conquistados organicamente, possuem um tempo de vida muito mais longo que um anúncio, pois este desaparece a partir do momento que o dinheiro deixa de entrar. 

O tráfego orgânico sempre foi importante para as empresas, mas devido às grandes mudanças geradas no comportamento do mercado nos últimos anos e o investimento em mídias pagas, está cada vez mais pesado para obter resultados. Sendo assim, o orgânico se tornou peça essencial para qualquer negócio que deseja crescer de forma correta e a longo prazo. 

Logo, a estratégia de SEO para busca orgânica é a mais buscada e realizada pelas empresas que visam um crescimento mais benéfico e eficaz. Já que o SEO promete ser um bom fator de ranqueamento no Google, basta aplicar as estratégias corretas de otimização. 

Sendo assim, não perca mais tempo e obtenha o melhor do ranqueamento orgânico com a estratégia de SEO agora mesmo acessando o site da bocca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.