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Todos que possuem site e trabalham com produção de conteúdos compartilham do mesmo objetivo: fazer com que, cada vez mais, pessoas cheguem ao seu site e conteúdo. Levando em consideração, que o site é a porta de entrada para todo negócio nos dias de hoje, ainda mais, onde a tecnologia é quem domina e comanda tudo. 

O SEO se tornou o meio mais ágil, prático e, completamente, eficaz para quem deseja e sonha ter uma maior e melhor visibilidade em seu site, e obter o tão sonhado primeiro lugar no mecanismo de pesquisa. 

Portanto, se você possui um site e sente o desejo de mantê-lo em primeira página diante os mecanismos de pesquisas como o Google, por exemplo, e aumentar a visibilidade de seu site, conheça o manual completo de SEO com tudo o que você precisa saber para obter sucesso em seu site. 

Entendendo sobre o que é SEO

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Antes de tudo, é preciso entender o que significa a sigla SEO para entender seu funcionamento e importância. 

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa, “Otimização dos Mecanismos de Busca”. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca. 

Em outras palavras, com o SEO, é preciso buscar realizar melhorias em seu conteúdo para que ela possa ser encontrada com mais facilidade por quem está fazendo uma pesquisa no Google. E por meio das técnicas de EO, então, é possível otimizar o site para que ele ultrapasse os demais e esteja na primeira paǵina de resultados do Google, chamado a atenção dos usuários com o conteúdo mais relevante para as buscas. 

Funcionamento do Mecanismos de Pesquisa

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Não é novidade que estamos na era digital, em que a internet se tornou um grande aglomerado de sites, que cresce cada vez mais com a inclusão de toneladas de informações dia após dia. 

Todos os dias, surgem novos concorrentes no mercado, conteúdos e inovações para os mais variados interesses e demandas. 

E para facilitar a conexão entre as pessoas e essa grande massa de informações, surgiram os mecanismos de busca. São ferramentas que contam com os assuntos para que sejam disponibilizados aos usuários da melhor forma possível. 

E para isso, esses mecanismos de busca utilizam algoritmos que classificam as páginas da internet de acordo com um determinado assunto ou palavra-chave, apontando a relevância de cada página dentro de uma busca. 

O algoritmo do Google, principal buscador da atualidade, utiliza três processos para realizar esse levantamento e entregar as informações aos usuŕios. Veja:

Rastreamento

O processo pelo qual o Googlebot identifica as páginas novas para enviá-las à lista de resultados do buscador, é o rastreamento. Para realizar essa ação, os robôs utilizam algoritmos para determinar a priorização e a frequência de indexação. 

O Googlebot visita cada uma das páginas, verifica a existência de novos links ou alterações, e envia para indexação, atualizando suas informações. 

Indexação

É na indexação que tudo acontece, aqui é o próximo processo, no qual o Googlebot realiza a análise e o processamento de todas as novas paǵinas e também das alteradas, incluindo todas elas em seu índice. 

São indexadas informações acerca do conteúdo do site, sua data de publicação, título, descrição, performance, região e dados estruturados. 

Busca

O terceiro processo, é a de busca propriamente dita. Como é possível observar, ela não ocorre diretamente na Internet, mas sim em um índice do próprio Google. É possível que as páginas listadas já não existam mais ou tenham sido alteradas, já que leva um tempo para que as atualizações ocorram. 

SEO e os algoritmos

Já que a concorrência por um bom posicionamento nos mecanismos de busca só aumenta, o Google precisa atualizar constantemente seus algoritmos e, nos últimos anos, vem aprimorando ainda mais suas táticas de indexação para apresentar os melhores resultados aos usuários. 

As últimas atualizações focaram nos dispositivos móveis, como o celular, passando a considerar a responsividade dos sites um fator importante e essencial para o ranqueamento. 

Já a última atualização realizada tem relação com a relevância dos sites e seus conteúdos: a qualidade da página também passou a ser um fator de ranqueamento.

Principais fatores de ranqueamento no Google

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Há vários aspectos a serem considerados e os detalhes podem fazer a diferença no ranqueamento. Porém, ainda que todo e qualquer fator tenha importância, também sabemos que alguns são priorizados pelo algoritmo ao realizar o ranqueamento para uma determinada pesquisa.

Uma boa estratégia de SEO deve levar em consideração cada um deles, trabalhando em conjunto. Por conta disso, confira a seguir alguns dos principais elementos que você deve ficar atento para melhorar o ranqueamento das suas páginas:

Conteúdo de qualidade

Durante a construção de uma estratégia de SEO, essa deve ser a sua principal preocupação, mesmo que o Google não fale tão abertamente sobre isso de forma oficial, o primeiro e mais importante fator de todos é o conteúdo de qualidade, ou seja, a relevância que a sua página tem para determinada pesquisa. 

Quando for criar um conteúdo, por exemplo, é necessário entregar informações úteis, que atendam de forma real às demandas do usuário e que respondam às suas dúvidas de forma simples e coesa. 

Lembrando sempre que, um bom conteúdo não serve apenas para garantir um bom ranqueamento no Google, mas também para gerar autoridade e trazer uma maior confiança aos usuários, que estão sempre atentos a tudo que a sua marca publica. 

Responsividade

Grande parte da navegação na Internet, atualmente, é realizada por meio de dispositivos móveis, e o Google está sempre preocupado com a experiência dos seus usuários. 

Inclusive, o próprio Google já declarou que prioriza o posicionamento de site que seja mobile ou que contenham responsividade. Essa importância vem do entendimento de que é necessário entregar a melhor experiência possível. 

É fundamental que sua empresa conte com sites responsivos ou versões completamente mobile, para que o Google possa ranquear melhor as suas páginas. 

On Page

Estas são todas as alterações realizadas dentro das páginas e que são entendidas como boas práticas de SEO pelos algoritmos do Google, pois permitem que os robôs entendam do que o seu conteúdo se trata. 

Off Page

Uma estratégia de SEO não é realizada apenas dentro do site, é possível realizar ações fora do domínio para gerar mais autoridade e chamar a atenção para as suas páginas, resultando em relevância e melhorando o ranqueamento. 

Esse processo se chama Off Page e consiste na construção de link em outras páginas. Essa atividade pode ser feita com a participação em fóruns ou por meio de comentários em redes sociais, blogs e demais itens, fazendo menção à sua marca. 

Backlinks

Uma prática também bastante comum para realizar essa atividade são parcerias com outros domínios de autoridade para a publicação de artigos que contenham links para o seu site. 

A quantidade de links que apontam para as suas páginas tem um grande peso no ranqueamento do Google. O mecanismo considera que as citações de seus conteúdos em outros locais são como votos de confiança, que demonstram que outras pessoas acreditam naquilo que você apresenta e acham seu conteúdo valioso. 

Isso influencia diretamente na autoridade do domínio, demonstrando que o seu site é reconhecidamente um influenciador em determinado tipo de assunto, de acordo com os links construídos. 

E assim, como receber links, linkar também atrai uma maior relevância, já que, quando dentro do seu conteúdo, você cita outros domínios reconhecidos por sua autoridade na Internet, o Google entende que a sua página utiliza fontes confiáveis e atribui mais pontos para o seu domínio. 

Menções à marca

Foi possível entender sobre os backlinks e sua importância para sua empresa. Porém, as simples menções à marca também são interessantes para gerar autoridade e criar relevância. Para isso, apenas uma citação, em vez de um link, já possui valor. 

Os algoritmos do Google estão cada vez mais avançados e são capazes de ler e entender quando uma citação está se referindo a uma determinada marca, identificando o contexto desta citação e analisando se é positiva ou negativa. 

Qual a importância de adotar SEO?

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O meio digital é um ambiente cheio de oportunidades e oferece as mais diversas demandas para os negócios. Contudo, para se destacar, é preciso ter visibilidade. Uma boa estratégia de SEO pode levar suas páginas às primeiras posições nos mecanismos de busca. Portanto, veja alguns dos benefícios de seu uso:

Não pense que executar uma ou outra estratégia de forma isolada tratá resultados. É preciso realizar um planejamento para que todas as ações estejam interligadas e para que os resultados sejam certeiros. 

Sendo assim, visando a tamanha importância do SEO para o seu site, o ideal é adotar essa estratégia e agarrar a oportunidade de gerar uma maior visibilidade de seu site diante o Google e público. Sendo assim, acesse agora mesmo o site da bocca e conheça mais sobre SEO e a ganhe a chance de obter um bom ranqueamento!

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