Se você produz conteúdos e deseja que eles sejam bem reconhecidos por demais sites e o Google, é preciso conhecer a importância dos backlinks para obter um bom ranqueamento no mecanismo de pesquisa. 

Muitas pessoas que produzem conteúdos e cometem o erro de negligenciar o uso de backlinks acabam sendo esquecidas no mundo digital. Já para quem entende sua importância e preza pelos backlinks de qualidade conseguem construir uma autoridade impactante na internet. 

Para você ampliar seu conhecimento sobre o assunto, conheça a seguir mais sobre os backlinks e sua importância para obter um melhor ranqueamento. 

O que são backlinks?

Os backlinks são menções realizadas dentro do seu conteúdo em forma de links que você adiciona para páginas de um outro domínio. Ou seja, de forma simplificada, trata-se de um link feito de um site para outro. 

Em geral isso ocorre quando, dentro de determinado assunto, aquela referência se mostra importante para trazer mais autoridade para o conteúdo abordado, para enriquecer o tópico em questão ou mesmo para recomendar uma referência de valor para os leitores. 

Motores de busca como o Google utilizam a qualidade e o número de backlinks como um sinal de bom ranqueamento. Por isso, a aquisição de backlinks é uma estratégia fundamental do SEO.

Atualmente, é praticamente impossível ranquear no topo do mecanismo de pesquisa para palavras-chave com um alto volume de buscas e muita competitividade na página de resultados. 

Os buscadores entendem os backlinks como se fossem uma indicação, afinal, se um outro site fez um link para o seu, é porque ele acredita que o seu conteúdo é de qualidade. 

Assim, a cada link recebido os sites ganham mais autoridade. Quanto maior a sua autoridade, maiores são as chances de conquistar um bom ranqueamento. 

Como os backlinks funcionam?

Nem todos os backlinks são iguais e, consequentemente, nem todos irão trazer para seu site os benefícios de SEO. Há backlinks de alta qualidade, que são valorizados pelos mecanismos de busca e que refletem em melhor ranqueamento para seu site. Por outro lado, existem backlinks de baixa qualidade, que podem até mesmo prejudicar o desempenho do seu domínio. 

Portanto, confira a seguir alguns tipos de backlinks:

Backlinks de fontes confiáveis e com autoridade

Para gerar benefícios para seu site, é importante que os backlinks que você recebe sejam de fontes confiáveis e com autoridade. Isso também é conhecido como autoridade de domínio no SEO. 

Inclusive, são as fontes que o Google mais valoriza e as que mais ajudam no ranqueamento do seu site. Além disso, essas fontes acabam indiretamente transferindo parte de sua autoridade para você. Vale também entender que ter seus conteúdos associados a sites e conteúdos de baixo valor e reputação duvidosa pode gerar o efeito contrário. 

Backlinks em textos-âncora

Um outro tipo de backlink que agrega valor para seu site e pode melhorar seu ranqueamento são aqueles que usam os chamados textos-âncora, ou seja, textos clicáveis, que já indicam o assunto que o leitor encontrará. 

Esse tipo de backlink é bastante valorizado pelo Google, e podem ser de diversos tipos, como:

Essas são somente alguns dos tipos e essas dicas valem para seus próprios links internos. Sempre que você realizar uma linkagem em seus próprios conteúdos, prefira textos-âncora que contenham as palavras-chave para as quais você deseja ranquear e que façam sentido para seu segmento. 

Backlinks de sites relacionados ao seu segmento

Backlinks vindo de sites que tenham relação com a sua área de atuação é o tipo de grande importância para seu SEO. 

Um dos fatores mais valorizados pelo Google é a relevância de um site e de conteúdos em geral. Se o algoritmo percebe que outros players do seu ramo fazem referências a seu site, isso é um forte indicativo de que você tem importância para seu segmento. 

Ao valorizarem isso, os mecanismos de busca tentam combater a prática conhecida como “black hat”. Esse termo se refere ao uso indevido de links, em seu próprio site ou de conhecidos, que não tenham qualquer relevância para seu nicho, somente para ter mais palavras-chave ranqueando, portanto evite. 

Qual a importância dos backlinks para o bom ranqueamento? 

A importância dos backlinks está justamente na visibilidade que você terá nos mecanismos de busca. O Google, principalmente, leva em consideração blog que possui um bom número de backlinks com qualidade para compor o seu ranqueamento. Por isso, lembre-se de conseguir links que tenham sentido para o seu conteúdo.

A maior vantagem de utilizar backlinks na rotina de produção é construir um público segmentado para o conteúdo. Estas pessoas irão ler o seu conteúdo, recomendá-lo e até mesmo interagir com ele, seja no site ou nas mídias sociais. Assim, será possível converter seus seguidores em clientes num curto período de tempo.

Vale lembrar que investir em backlinks é uma excelente alternativa, já que é um método totalmente orgânico. Isto é, uma estratégia gratuita, que não demanda nenhum custo. Com isso, tudo o que você precisa é encontrar sites com conteúdos valiosos e importantes, que se assemelham ao seu conteúdo, para então fazer a linquangem. 

Por mais mudanças que os algoritmos dos mecanismos de busca tenham passado ao longo dos anos, se há algo que nunca mudou e continua sendo fundamental para o ranqueamento de um site é ele ser considerado relevante e uma autoridade em seu segmento.

Sendo assim, para obter um conteúdo de altíssima qualidade fazendo o uso correto de backlinks e aplicar a estratégia correta de SEO e conseguir um bom ranqueamento, acesse e conheça agora mesmo a bocca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.