Se você possui um site e deseja ter uma maior visibilidade do seu conteúdo, a otimização para motores de busca é a estratégia certa. E na prática, são técnicas utilizadas para que websites sejam muito bem ranqueados nas pesquisas orgânicas dos buscadores, como o Google, por exemplo. 

A otimização para motores de busca, envolve a geração de conteúdos qualificados, ou seja, relacionadas com os produtos da empresa, além de questões técnicas nas plataformas como site, blog e lojas online. E o tráfego orgânico é contabilizado quando alguém chega ao seu site após fazer uma pesquisa em algum buscador. 

Ou seja, o principal objetivo das ferramentas de busca é trazer para o usuário o melhor resultado para sua busca e uma melhor experiência, tanto no tempo de resposta e na qualidade do conteúdo, quanto na exibição da informação nos mais diferentes dispositivos. 

Por isso, o processo de Otimização para motores de busca de um site não é algo que possa ser realizado a curto prazo e de forma simples. A otimização de uma página nos mecanismos de busca é um procedimento contínuo, que necessita de ajustes e atualizações para que seu conteúdo seja sempre considerado o melhor resultado para a busca da palavra-chave desejada. 

Um pouco mais sobre otimização para motores de busca

A otimização para motores de busca é o significado para a sigla SEO, que nada mais é que “Search Engine Optimization”. 

O SEO consiste em uma série de ações e boas práticas capazes de tornar o site mais “interessante” para o usuário e para o Google de fácil busca. O grande objetivo destas ações não é enganar os usuários, muito pelo contrário. 

O grande foco do SEO, está em proporcionar uma ótima experiência de navegação para o usuário, incluindo a resposta/solução para o que ele está buscando. 

É possível agrupar as primeiras ações de otimização em tarefas realizadas no website e ações realizadas externamente.Tratando-se de melhorias feitas no site, estão incluídas correções técnicas do código fonte, otimização de imagens e principalmente a produção de conteúdo. 

Fora do site o Google considera fatores como compartilhamentos em redes sociais, links em outras páginas e blogs do mesmo assunto, entre outros. 

Com a estratégia de SEO inteligente, é possível aumentar a qualidade do tráfego e não apenas a quantidade. 

Qual a importância do SEO para o seu negócio?

O grande objetivo do SEO é garantir que uma página seja a mais relevante para uma determinada pesquisa do usuário. Dessa forma, uma estratégia de SEO deve buscar oferecer, sempre, a melhor resposta para o que foi, de certa forma, perguntado ao motor de busca. 

A importância de SEO para uma empresa, portanto, vale de acordo com os resultados que foram almejados no meio digital. Para empresas que querem ser vistas, notadas e se tornar uma grande referência na sua área de atuação, investir nessa estratégia é fundamental. 

E uma das áreas mais beneficiadas com o uso da técnica de SEO é o de atendimento. Isso ocorre, porque são vários os benefícios, tanto para o público quanto para a empresa. Portanto, confira a seguir, alguns dos principais benefícios do uso da técnica de SEO para o seu negócio:

Visitantes qualificados

Uma estratégia bem planejada e executada de SEO fará com que as pessoas atraídas até o seu site, por meio de uma pesquisa na internet, estejam realmente interessadas em seu conteúdo. 

Não são raros os casos de visitantes que clicam em uma página com expectativas totalmente distintas do que ela pode oferecer. 

Por isso, é fundamental ter visitantes qualificados, interessados nos produtos e serviços que a sua empresa pode disponibilizar a curto, médio e longo prazos. 

Promove uma comunicação clara na Web

Como o SEO possui um foco na relevância e na eficácia de um conteúdo, um bom uso dessa ferramenta acaba promovendo uma forma clara, direta e precisa de comunicação no meio digital. 

Isso é bastante fundamental no processo de relacionamento com o público, pois, se você não der exatamente o que ele precisa, em pouco tempo, o cliente simplesmente irá visitar outro site que cumpra esse objetivo. 

Por outro lado, um visitante que notar todas as suas dúvidas e necessidades claramente resolvidas poderá ser fidelizado. Com isso, as chances de virar um cliente e até recomendar a sua empresa serão bem maiores. 

Por isso, em vez de apostar apenas em conteúdos genéricos para atrair o máximo de público possível, investir em conteúdos que se encaixam exatamente nas necessidades do consumidor gera resultados bem mais satisfatórios. 

Facilita a aproximação com o público

Com visitantes qualificados no site, atraídos por conteúdos que suprem suas necessidades, fica mais fácil para a empresa ter um contato mais próximo com esse público. Além disso, é fundamental tanto com clientes quanto com possíveis clientes, já que garante o sucesso e o crescimento da empresa. 

Como funcionam os motores de buscas?

Os motores de busca funcionam baseados em critérios próprios, que são extensos, mas duram frações de segundos para serem entregues. 

É possível dividir o processo de funcionamento dos motores de busca em algumas etapas, veja quais são:

Rastreamento

Nesta primeira etapa a inteligência artificial dos buscadores faz o rastreamento dos links relacionados ao conteúdo buscado. 

Indexação

Nesta etapa, as páginas são agrupadas no buscador e são colocadas à disposição do usuário. Essas páginas são organizadas de acordo com critérios relacionados às palavras-chave e ao SEO. 

Ranqueamento

Após a indexação ser realizada, as páginas serão ordenadas. Páginas que são trabalhadas de acordo com os critérios de otimização costumam ficar em posições mais altas. O processo de indexação e ranqueamento das páginas é atualizado a cada segundo. 

Como o ranqueamento é realizado a todo momento, as páginas precisam disputar uma verdadeira “corrida” para conquistar as melhores posições. 

Páginas e sites que unem as estratégias de marketing de SEO, ou seja, que respondem de forma assertiva a intenção de busca do usuário, possuem uma boa otimização e um ótimo conteúdo, possuem as maiores chances de serem encontrados nas primeiras posições de pesquisas. 

Portanto, visando a grande importância do SEO para as empresas, e seus grandes benefícios, que tal conhecer mais de perto as estratégias de SEO? Sendo assim, não perca mais tempo e conheça as técnicas de SEO e obtenha um bom ranqueamento do seu site com a bocca!

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