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Quando o assunto é técnicas de otimização de sites, entra em cena um termo não tão desconhecido. SEM (ou Search Engine Marketing) é uma estratégia de otimização de sites que pretende melhorar a forma como os diferentes conteúdos estão dispensados nas páginas da web. A forma como isso acontece é por meio da aplicação de técnicas de otimização nos conteúdos. Mas não apenas na forma em que são divulgados, e sim desde o processo de produção e hierarquização de aspectos dentro de um tema.

Essas estratégias de divulgação pretendem promover marcas e seus diferentes conteúdos em ambientes online e off-line. Juntas compõem os objetivos do marketing digital. São aliadas de toda página da web que vende bens (duráveis ou não, físicos ou não) sobretudo na maior plataforma de busca do mundo, o Google.

Mas para que você entenda a fundo o significado e papel do SEM, confira agora alguns conceitos. E também suas principais características e como se dá sua aplicação nos diferentes tipos de conteúdo online.

Afinal, o que é SEM?

O Search Engine Marketing, ou Marketing para Mecanismos de Busca é toda estratégia de marketing que atua nos mecanismos de busca. Esse conjunto de estratégias tem a finalidade de promover ações que melhorem a forma como as páginas da web estão desenvolvidas e como fazer para que ocupem bons lugares na hierarquia das páginas de busca. Na prática, o SEM se detém a trabalhar a estrutura dos conteúdos, elencando e trabalhando em aspectos como títulos, imagens, links, palavras-chave e outros elementos.

Mas não é apenas isso. Seu trabalho se dá, inclusive, na análise do público-alvo, e com os elementos que podem ser aplicados, que contribuem com o processo de conversão. Como se não bastasse, dedica-se, ainda, a captação de novos públicos, identificando os elementos que alcançam outros gostos.

O SEM é dividido em duas seções. São elas: SEO e os links patrocinados. Conheça agora um pouco sobre cada um deles e como se dá sua atuação.

SEO: o que é, como funciona?

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O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Buscas é um conjunto de técnicas que trabalham com o melhoramento, ou otimização de páginas online. Essa atividade pretende elevar os níveis de busca dessas páginas, uma vez que sejam notadas como eficazes e assertivas. Estes critérios são avaliados segundo as exigências de qualidade do canal de busca, no caso, o Google.

A finalidade não é outra: atrair novos usuários e alimentar o processo do funil de vendas (processo de apresentação de um produto, convencimento, venda e fidelização do usuário).

Todo o processo de apresentação de um conteúdo e convencimento deste para o uso do usuário se dá pela aplicação das técnicas de SEO, que nada mais são senão os ensinamentos do marketing. Alguns exemplos destas, são: responsividade, escaneabilidade, velocidade do carregamento e outros elementos. E você pode se perguntar o motivo disso ser tão importante.

A resposta é simples: qualquer pessoa que faça uma pesquisa na web prefere encontrar tudo que precisa em um único site, no primeiro clique. Então, é aqui que está o diferencial: o que um site tem que outro não tem?

O que faz um site eficaz é sua capacidade de abranger um tema em suas variadas perspectivas. E, fazer isso de forma ordenada, exemplificada e que seja agradável aos olhos. Todas essas sensações importam, e como!

Aproveite para saber mais sobre SEO e como otimizar seu site, clicando aqui.

Links Patrocinados: em que consistem?

Estes são elementos fortes em toda página da web. Se você tem dúvida de onde eles estão, são os elementos dispensados no início de uma página online, chamados de anúncios. Eles estão inseridos não apenas nas páginas de busca, mas também em canais de vídeos, redes sociais, blogs, sites e outros ambientes virtuais.

Os links patrocinados estão ali buscando resultados, ou conversões, como qualquer outro conteúdo que seja encontrando nesse contexto. E o seu objetivo não é apenas resultado, mas resultados rápidos, por isso são pagos. Se você tem interesse nisso, conheça o Google Ads, plataforma que disponibiliza esse tipo de contrato de anúncio.

Essa tem sido uma das ferramentas mais utilizadas por grandes e pequenas marcas.

Investir em links patrocinados tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diversos portes e segmentos, especialmente em tempos de queda do alcance, como tem ocorrido no Facebook.

Muitas vezes, alcançar seus objetivos envolve ações pagas, e os links patrocinados são uma ótima opção. Neste tópico, conheça os principais motivos para investir em links patrocinados.

E no que os links patrocinados influenciam? Conheça agora alguns dos principais benefícios que eles oferecem aos anúncios e anunciantes.

Atrai tráfego para o site

Se você anuncia e associa o produto ao seu site, por meio de links, naturalmente o tráfego da sua página irá aumentar. Para quem está iniciando como anunciante, isso possivelmente é um desafio, mas é uma estratégia infalível nas regras de tráfego para o marketing digital.

Identifica seu público

Os anúncios podem ser segmentados, na tentativa de atender seu público específico. E identificar esse público-alvo é um dos resultados dos links patrocinados, que contam com características do tipo idade, gênero e localização para a finalização dos anúncios. Vale ainda lembra que é possível interagir com os usuários que visitam seus anúncios. Esse é outro considerável fator que contribui com a identificação do público.

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